‘Não mudo de ideia’, afirma Eduardo Jorge em Maceió sobre homofobia

Republicando entrevista de 07/09/2014

Candidato do PV à presidência viajou a Alagoas para gravar guia eleitoral.
Presidenciável também falou sobre economia e aquecimento global.

Natália SouzaDo G1 AL

Eduardo Jorge veio a Alagoas para cumprir agenda eleitoral (Foto: Natália Souza/G1)Eduardo Jorge veio a Alagoas para cumprir
agenda eleitoral (Foto: Natália Souza/G1)

O candidato à presidência da República pelo Partido Verde (PV), Eduardo Jorge, está em Alagoas nesta sexta-feira (5) para cumprir agenda de campanha. Durante entrevista coletiva à imprensa, o candidato disse que “não muda de ideia” em relação à homofobia, fazendo menção à candidata Marina Silva (PSB) e à mudança que fez em seu programa de governo.

O tema do casamento gay estava no plano de governo divulgado pela equipe de Marina, mas foi retirado em seguida sob justificativa de falha processual na editoração. A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), também afirmou dias depois que pretende criminalizar a homofobia após o recuo de Marina.

“É inconcebível que a gente viva nos dias de hoje discriminando o ser humano por causa de cor da pele ou orientação sexual. Se um homem quer se casar com outro e uma mulher com outra mulher, isso não devia incomodar as outras pessoas. No meu programa de governo propomos a aprovação de uma legislação que criminalize homofobia e eu garanto que não mudo de ideia sobre isso. Respeito as manifestações religiosas do país, mas não podemos alterar nosso programa cada vez que alguém bater na mesa pressionando”.

O candidato ainda falou sobre as propostas de governo e temas como economia e aquecimento global. Em seguida, seguiu para o município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, para gravar o guia eleitoral no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Eduardo Jorge destacou que, se eleito, vai ampliar as políticas sociais voltadas à população negra do país. “Gravaremos o guia em um local que é um dos mais simbólicos do país em relação ao nosso passado e à resistência negra. É preciso reparar as sequelas do tempo da escravidão”, afirmou.

O candidato do PV reconhece que o Nordeste cresceu nestes últimos 12 anos e que é a favor de manter programas assistencialistas como o Bolsa Família, mas que o foco deve estar nos indicadores sociais. “Defendo que o Bolsa Família seja mantido e ampliado, mas com foco em geração de emprego e qualificação de mão de obra, pois não dá para a pessoa ficar refém de um auxílio para o resto da vida. O Nordeste tem avançado muito, mas é preciso crescer mais”.

“O Programa da Saúde da Família foi desprezado pela gestão do PT. É preciso investir em melhores condições de trabalho tanto na Saúde como na Educação. Essas duas áreas deveriam ser administradas pelos municípios, mas com recursos federais. Temos que ter médicos e professores no padrão federal, com uma carreira nacional e um salário base que não faça esses profissionais quererem migrar”, completou.

Sobre economia, Eduardo Jorge defende que o próximo governante tem que acabar com o modelo de política econômica atual. “O PT está deixando um problemão para o próximo governante. Essa ditadura que favorece apenas 10 bancos tem que acabar. É preciso reduzir a taxa de juros básica da economia (taxa Selic) e nos livrar dessa dependência do petróleo para geração de riquezas. Isso só vai ser possível com uma reforma radical na política e na democracia através de um plebiscito”, defendeu.

O candidato ressaltou a importância de investimentos em uma energia limpa e sustentável, principalmente no Nordeste. “O aquecimento global existe e as pessoas parecem não se preocupar porque o resultado só vai prejudicar as próximas gerações. Mas e nossos filhos e netos? É preciso pararmos com essa cultura do pretróleo, do carro, respiramos essa poluição, é um veneno. Meu partido é campeão em projetos que incentivam novas e limpas energias”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s