PORCIÚNCULA RECEBE CAMINHÃO PARA COLETA SELETIVA

Os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porciúncula (Assocata) têm um grande motivo para comemorar: receberam, na quinta-feira (19/11), um caminhão baú novinho para intensificarem o trabalho de coleta seletiva no município. A solenidade de entrega aconteceu às 16h, em frente ao Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva, com a presença da prefeita de Porciúncula, Mirian Porto; do secretário de Meio Ambiente, Welington Borchio; do superintendente do INEA, na Região Noroeste Fluminense, Fernando Guida; dos membros da Assocata; entre outros secretários e autoridades municipais.

O caminhão foi conseguido através do Programa de Coleta Seletiva do Governo do Estado do Rio de Janeiro, depois de muito esforço da atual Administração. Apenas três municípios do Noroeste Fluminense foram contemplados com o caminhão. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Welington Borchio, o fato de Porciúncula ser um dos municípios contemplados se deu, porque preencheu todos os requisitos do edital disponibilizado pelo Governo do Estado. “Além do mais, a coleta seletiva realizada em Porciúncula já existe há vários anos, com resultados bem satisfatórios para seus membros e para toda a comunidade”, disse o secretário.

A entrega do caminhão faz parte de um grande programa de conscientização desenvolvido pelo estado em parceria com o município. Segundo o superintendente Fernando Guida, a Educação, a Cultura e a Saúde têm papeis importantíssimos na educação ambiental, que deve trabalhar os temas de forma transversal e interdisciplinar. “Devemos orientar a população a produzir cada vez menos lixo, colaborando com os agentes de limpeza. A doação deste caminhão é uma das formas do Estado dar força para este tipo de trabalho, reconhecendo o esforço e a dedicação dos catadores. A parceria que temos com o município é muito importante, pois este país não vai andar se não estivermos de mãos dadas”, disse Guida.

A Associação dos Catadores de Porciúncula recolhe diariamente cerca de 1.800 quilos de material reciclável. A meta, com o novo caminhão, é dobrar a quantidade, de acordo com o presidente da Associação Sebastião Total. “Nos queremos agradecer muito a Deus pela nova conquista. O caminhão veio em uma excelente hora e será muito útil para nós. Com a colaboração de todos, faremos o possível e o impossível para melhorarmos a limpeza em nosso município”, disse Sebastião, que também alerta a população sobre a separação do lixo seco e úmido.

A Prefeita Mirian Porto, em seu discurso, descreve a Assocata como uma equipe vencedora e de grande importância para o município. “Quero parabenizar e agradecer aos catadores, que nos ajudam na limpeza do município. Quero agradecer também ao secretário de Estado de Meio Ambiente, André Corrêa, na presença de seu representante Fernando Guida, que é um grande parceiro, e em momento algum deixa de atender às nossas solicitações. O fato de ser uma das cidades contempladas com este caminhão é um grande presente para todos nós, pois indica que estamos no caminho certo, ao promover ações para melhoria da limpeza urbana em Porciúncula”, disse a prefeita. 010101

01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s