Quer melhorar sua qualidade de vida? – COLUNA DA FERNANDA LEAL

Quando se pensa em sustentabilidade, a primeira associação que se faz costuma ser sempre relativa à preservação ambiental. Mas é isso não é tudo… Foi a partir da consciência de que tanto as pessoas quanto o ambiente em que vivem merecem atenção, que surgiu o conceito da sustentabilidade social.

Sustentabilidade Social são ações que visam melhorar a qualidade de vida, promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade. Estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços (educação e saúde principalmente) dando acesso pleno à cidadania.

Mas no dia a dia isso é viável? É sim e podemos cada um de nós exercer nosso papel de cidadão e colocar em prática este conceito que parece tão distante de nossa realidade.

Caminho de engajamento

Ao comprarmos roupas, acessórios, sapatos e até moveis novos podemos destinar peças que não queremos para igrejas, asilos, orfanatos e bazares populares;

Destinar nossos resíduos recicláveis para campanhas de coleta seletiva estimulam a geração de emprego e renda nas cooperativas de catadores;

Livros escolares podem ser doados para associações de pais, escolas e bibliotecas publicas. Que tal fazer um clube de trocas entre os alunos?

Remédios com prazo de validade em dia, que não são mais uteis para nós podem ser doados para ambulatórios de igrejas e postos de saúde que doam medicamentos;

Aparelhos eletrônicos e com tecnologia como tablets, computadores, notebooks, entre outros podem ser doados a orfanatos, ongs de crianças carentes e institutos de acesso a informática.

Outras formas

Existem outras ações de caráter social sustentável que são promovidas, anualmente, por governos, empresas e instituições civis (o chamado “Terceiro Setor”): programas de combate à fome, de formação profissional gratuita, de geração de emprego e renda e de promoção da saúde em comunidades carentes, que são exemplos da enorme variedade de alternativas de manutenção do bem-estar do homem. A essas ações ainda podem ser agregadas outras, voltadas à questão ambiental.

Para quem é

As ações sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população.

É importante reforçar que a sustentabilidade social, assim como a ambiental, depende também de todos, cada um devendo fazer a sua parte e estimular os outros a fazerem o mesmo, já que a mobilização é um fator muito importante para a efetivação dessas propostas.

Sendo assim, não fique parado, mexa-se! É questionando padrões e cobrando mudanças que você ajudará na construção de uma sociedade verdadeiramente sustentável.

Sustentabilidade social é isso: promover a pessoa humana, principal ferramenta a ser utilizada na garantia da preservação do planeta, com desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Lembre-se: Agir Local, Pensar Global

Então comente aqui e nos diga: o que você tem feito para melhorar o mundo? Conhece alguém engajado nessa causa? Compartilhe conosco suas experiências e histórias!

Anúncios

2 Respostas para “Quer melhorar sua qualidade de vida? – COLUNA DA FERNANDA LEAL

  1. MUITO BOA MATÉRIA GUIDA. OBRIGADO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s