Casas de Argila na Arábia: exemplo de construção ecológica

Fonte: SustentArqui

1

 

Na província de Asir, na Arábia Saudita, as construções mais modernas da região seguem o modelo das tradicionais casas de argila, compostas de belos pátios interiores e com base em pedra. O local faz parte do planalto da Arábia e está cerca de dois mil metros acima do nível do mar.

1

Foto: Ahmed Beltagi – Natural Homes

O clima moderado do local, que varia de 12 a 21ºC, costuma trazer fortes chuvas e ventos com bastante poeira. As casas de pedra, situadas nas colinas, e as casas de argila, situadas nos vales, são uma resposta a esse clima que não favorece a região. As paredes das casas de argila têm cerca de 50 cm de espessura construídas sobre uma camada de pedra e são construídas em etapas, de modo que cada nível de argila seque perfeitamente. As paredes de barro são inclinadas para dentro e sua espessura é reduzida à medida que ganham altura, isso reduz a quantidade de material utilizado e também a pressão em cima das paredes inferiores. Imitando o design dos edifícios de pedra, as paredes de barro se levantam nos cantos, e a característica mais marcante são que as partes projetadas para fora, fazem com que a chuva caia em cascata e não estrague tanto a argila.

1Fotos: Richard Wilding

O que mais chama a atenção nas casas de argila e pedra da província de Asir são as decorações extremamente coloridas espalhadas por dentro e por fora da casa. De acordo com os costumes da região, os homens são responsáveis pela construção das residências, enquanto as mulheres cuidam da decoração, o que na cultura do local representa um reflexo da capacidade feminina de expressar sua personalidade e uma cultura masculina que obriga os homens a se retirarem da vida pública para cuidarem de suas próprias casas. Independentemente disso, trata-se de uma iniciativa extremamente válida para o meio ambiente, já que prega a utilização de materiais locais, uma prática da construção ecológica. Uma outra inspiração de construção ecológica onde as mulheres também cuidam da decoração que já falamos aqui no SustentArqui, são as casas de terra da Tribo Gurunsi. Veja! Casas de Argila na Arábia – SustentArqui – http://sustentarqui.com.br/construcao/casas-de-argila-arabia/ Por favor, sempre faça referência à fonte de onde você está copiando.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s