Dia do Serviço Publico /

on JUNE 24, 2016

UN

Dia do Serviço Publico / Click Here for English

Qualquer trabalho no mundo tem seus lados positivos e negativos. Um dos privilégios de trabalhar em uma organização intergovernamental como a ONU é estar em contato com importantes iniciativas que estão sendo tomadas pelo mundo afora em busca de um mundo melhor e mais sustentavelmente desenvolvido.

Você sabe o que é “UBUDEHE”? Em Ruanda isso significa preparar os campos para receber as sementes antes da chegada das chuvas. A ideia de “preparar o campo” foi adotada pelo governo daquele pais para modernizar a gestão publica para ser mais inclusiva e transparente. Como vocês talvez lembrem, em Ruanda aconteceu o massacre entre Hutus e Tutsis em 1994.

Hoje em dia o governo tenta uma cultura de identidade compartilhada onde todos são convidados a participar de uma festa no final da colheita. Esse é o principio UBUDEHE. Na Bolivia e em partes do México, a ideia de Pacha Mama (Mãe Terra) está sendo usada pelo governo para resgatar a noção de que deveríamos pensar na natureza como uma força integrada.

Na Africa do Sul o Centro para Inovação no Serviço Publico promove um portal chamado “ideias que funcionam”.

A Malasia conseguiu diminuir a incidência de fome e pobreza de 8.5% para 0.6% de 2011 a 2015.

O Sub-Secretario Geral de Assuntos Economicos e Sociais da ONU, Sr. Hongbo Wu argumenta que devemos arrancar as raízes da corrupção em todos os níveis e em todos os países.

O governo da Korea lançou a iniciativa Governo 3.0, a qual estabelece inovações e reformas como parte constante da administração publica.

Todas essas experiências foram discutidas ontem no Dia Mundial do Serviço Publicoda ONU. Talvez vocês não saibam, mas desde 2003 a Assembléia Geral da ONU instituiu o dia 23 de Junho como o dia no qual se celebra a virtude e o valor da gestão publica. A comunidade internacional sabe que governos que servem bem aos seus cidadãos, de forma transparente e inclusiva, contam com a confiança dos seus cidadãos.

Desde 2003 a ONU já premiou centenas de praticas que mostram que é possível servir bem aos cidadãos valorizando a importância dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s