Romênia luta para salvar algumas das últimas florestas virgens da Europa

02Em um mundo cuja presença humana se alastrou por todas as partes, é difícil encontrar locais intocados. Pois na Romênia existem, embora estejam gravemente ameaçados. As florestas virgens do país estão em apuros e o governo local fez uma parceria com o Greenpeace e outras ONGs ambientais para salvá-las.

A iniciativa visa mapear áreas florestais em uma base de dados nacional para garanti-las o status de proteção federal. A exploração madeireira legal e ilegal causou uma verdadeira devastação na última década. Valentin Salageanu, o coordenador da campanha florestal do Greenpeace para a Europa Central e Oriental, estima que cerca de metade dos 250.000 hectares de florestas foram destruídos desde 2005.

A base de dados nacional que irá acompanhar os espaços está prevista para ser implantada nos próximos seis meses. Várias das florestas de faias do país também podem vir a ser consideradas sítios de patrimônio mundial pela UNESCO, o que tende a proteger ainda mais a área.

Além de mapeá-las, o Ministério do Meio Ambiente da Romênia tem aumentado a presença de guardas florestais e aplicado multas severas para qualquer corte ilegal de madeira, transporte ou negociação, além de ter criado um aplicativo de celular para que os cidadãos possam denunciar atividades suspeitas.

Redação EcoGuia

Deixe um comentário