Licínio de Almeida : A Educação Local comemora o quarto 1º lugar de Destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) .

01O município de Licínio de Almeida – Bahia superou a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em relação ao Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de Ensino, referente ao ano de 2015. Os dados foram divulgados dia 08/09/2016, pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O município alcançou a média de 6.3 no Ensino Fundamental I, até o 5º ano, superando o índice estimado pelo MEC para o ano, que era de 5,0. No Ensino Fundamental II, do 6º até o 9º ano, o município ficou com a média 6,0, sendo que o índice estimado pelo MEC para o ano era de 4.0.

Os dados individuais por escola mostram uma grande evolução, principalmente se compararmos com o ano de 2005 (ano de início desta avaliação). No município, apenas a Escola Municipal Pingo de Gente era avaliada positivamente. Hoje, no entanto, a mesma escola se destaca com a nota 7,1 no fundamental I, não destoando das demais, como mostra a tabela abaixo:

tabela_ideb_01

No Ensino Fundamental II, do 6º até o 9º ano, a maior nota (6,2) ficou com o Colégio Municipal Padre Anchieta, no Distrito de Tauápe, seguidas por 5,9 e 5,1 das Escolas Pingo de Gente e João Paulo II, respectivamente. O quadro abaixo mostra a grande evolução de 2005 para 2015:

tabela_ideb_02

Tendo a média Nacional no Ensino Fundamental I de 5,3 e Licínio de Almeida com 6,3 e a do Ensino Fundamental II de 3,9 e Licínio de Almeida  com 6,0, fez-se necessário um questionamento: O que o Município de Licínio de Almeida na Bahia fez de especial  para atingir tão grande feito? E em conversa com a professora Karla Michely Teles de Miranda Santana, Secretária Municipal de Educação, não foi difícil compreender tamanho avanço: “ O Prefeito Alan Lacerda Leite deu-me autonomia para trabalhar. Como sou professora da rede Municipal, convivi diariamente com as dificuldades com que passam os professores na sala de aula, e então na oportunidade, como secretária, resolvi trabalhar como se eu estivesse ainda na sala de aula:

Plano de carreira respeitado e posto em prática;

Diálogo constante com os professores, alunos e pais;

Formação Continuada para professores, gestores e coordenadores escolares;

Jornada de trabalho de 40 horas para coordenadores, vices e Gestores;

Acompanhamento sistematizado diário, mensal e bimestral de cada aluno;

Dias letivos de fato, letivos;

Política de alfabetização;

Planejamento, por área, com todos os professores do Município juntos;

Parcerias com o Governo Estadual, Governo federal, Sistema positivo de Ensino e Instituto Ayrton Senna;

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