Dia Mundial dos Animais promove mobilização global por um mundo de paz para todas as espécies

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

World Animal DayReprodução/World Animal Day

O dia 4 de outubro é uma data bastante especial: é o Dia Mundial dos Animais cujo objetivo é celebrar as vidas de todos os seres sencientes e incentivar os seres humanos a terem compaixão por outras espécies.

A data foi escolhida em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis e começou a ser comemorada em 1931, em um Congresso Ambiental na cidade de Florença, na Itália. Em 2003, a ONG Naturewatch Foundation, sediada em Cheltenham, no Reino Unido, lançou o site do Dia Mundial dos Animais, contribuindo para torná-lo um movimento global  que visa, acima de tudo, construir um mundo de paz para todos.

Ao longo dos anos, a ONG tem implementado uma série de campanhas inovadoras, como a Compassionate Shopping Guide, que encoraja as pessoas a adotarem hábitos de consumo que não financiam a exploração de outros animais.

World Animal DayReprodução/World Animal Day

Pessoas em todo o planeta são convocadas a se mobilizar para a construção de um mundo melhor para todas as espécies. O Dia Mundial dos Animais é comemorado de formas diferentes em cada país, independentemente da sua nacionalidade, religião, fé ou ideologia política.Todas as ações em prol desta causa são importantes, o fundamental é sensibilizar e educar o público para reconhecer outros animais como seres sensíveis que merecem ter suas vidas respeitadas.

Em 2007, a Naturewatch Foundation iniciou seu programa de embaixadores. Hoje existem 92 embaixadores que representam 74 países. “Tudo o que fazemos durante a celebração do Dia Mundial dos Animais tem sido uma grande lição para governantes, comunidades locais e escolas em todo o país. Muitas pessoas compreendem agora por que é importante levar o bem-estar animal a sério”, declara Thomas Kahema, embaixador da Tanzânia e membro da Sociedade de Bem-Estar Animal do país.

“Trata-se de educar, conscientizar, influenciar e inspirar os jovens a criar um mundo, onde uma coexistência harmoniosa com os animais seja uma realidade”, completa a embaixadora do Sri Lanka Otara Gunewardene.

Ações de conscientização 

Diversos eventos procuram dialogar com o público sobre os direitos animais. A Associação Natureza em Forma – que resgata e promove a adoção de animais domésticos – irá organizar uma festa especial na Rua General Jardim, 234, em São Paulo. Ela será realizada das 10h às 20h e contará com artesanato, praça de alimentação vegana,  yoga, música, dança, reiki para os animais domésticos, espaço para as crianças e feira de adoção.

Na Ucrânia, um ginásio em Kiev,  iniciou uma exposição de arte para estimular as pessoas a escreverem ensaios sobre os animais para transformá-los em um ebook.  Outra exibição no Panamá chamada “Retratos de Animales”, promovida entre setembro e outubro deste ano, expõe imagens de animais mantidos em cativeiro e em liberdade para ressaltar que eles também possuem direitos.

Na Austrália, ativistas farão um protesto exigindo o fim da exportação de animais vivos. Já a cidade de Zagreb, na Croácia,  promoverá uma variedade de eventos educacionais, culturais e gastronômicos, incluindo um piquenique vegano.

Anúncios

Uma resposta para “Dia Mundial dos Animais promove mobilização global por um mundo de paz para todas as espécies

  1. Fernando Guida Blogdoguida.wordpress.com

    Valeu! Bom dia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s