OBSERVADORES DE PÁSSAROS REGISTRAM QUASE CEM ESPÉCIES DE AVES EM PARQUE ESTADUAL

Programa VEM PASSARINHAR tem como objetivo a prática de observação de aves como uma ferramenta de preservação

Quase cem espécies de aves foram registradas através das lentes fotográficas dos participantes do programa Vem Passarinhar, promovido em um fim de semana de dezembro, no Parque Estadual Cunhambebe, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). As atividades foram realizadas na sede da unidade de conservação, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio.

Os observadores puderam “capturar” os pássaros por meio de fotografias e gravações enquanto caminhavam por áreas como o Vale do Sahy, Serra do Piloto, Parque Arqueológico Ambiental João Marcos e a mata próxima ao Clube Med, localizadas nos municípios de Mangaratiba e Rio Claro.

Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como essencial para a gestão das unidades de conservação estaduais.

O Vem Passarinhar teve início em 2015. Apesar do curto período de criação, já apresenta resultados expressivos em favor da conservação e do papel educador que a atividade de observação de aves pode oferecer: em 2015, foram registradas 393 espécies. Desse total, 85 espécies são endêmicas da Mata Atlântica.

Com uma área de 38.000 hectares, o Parque Estadual Cunhambebe é o segundo maior parque estadual do Rio de Janeiro e está localizado na região turística da Costa Verde, abrangendo trechos dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s