AQUICULTORES, UNIDOS!

(Fernando Guida)

Há pouco mais de um mês, compareci, como Superintendente do INEA, ao Seminário Estadual de Aquicultura Interior, promovido pela FIPERJ e pela EMATER, em Raposo, distrito de Itaperuna, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e, ao receber ideias e reivindicações de vários dos presentes, mas de forma desorganizada, propus que criassem uma associação de aquicultores, para se fortalecerem.

No dia 09/12/2016, foi realizada a Assembléia Geral e constituída da Associação dos Aquicultores do Noroeste Fluminense – AQUAFLUMI, que conta com a participação de piscicultores e ranicultores da maioria dos municípios da região Noroeste.

Já no dia 14/12, me reuni com diretores e associados da AQUAFLUMI e técnicos da FIPERJ e do SEBRAE, no Escritório  Regional do Sebrae, em Itaperuna, quando fui apresentado à primeira diretoria da AQUAFLUMI e recebi uma cópia do Estatuto da Associação, além de, claro, sua primeira pauta de reivindicações, que já passei para análise dos técnicos do INEA.

O próximo passo deles é buscar entendimentos com o IBAMA e com a Comissão de Agricultura da ALERJ, visando mais rapidez no trato burocrático e legal e eficiência no exercício das suas atividades. Vou ajudá-los nestas articulações, com prazer.

Vale destacar o explícito comprometimento da AQUAFLUMI com a sustentabilidade em geral e com questões socioambientais locais, ou seja, com o Pensar Globalmente e Agir Localmente! Afinal, por que “matar a galinha dos ovos de ouro”. Sem os ambientes devidamente preservados suas atividades desapareceriam em pouco tempo.

Sensação boa de dever cumprido. Recebi a cópia do Estatuto da AQUAFLUMI como um presente de Natal.

Quebrar um palito de fósforo, é fácil. Três ou quatro, ainda não é difícil. Mas quando se junta 10, 20, “associados” eles parecem inquebráveis.

Abaixo, a foto do momento em que recebi a cópia do Estatuto.

1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s