Moradores e agricultores de Simões Filho se revoltam contra desmatamento

Agricultores e moradores de Simões Filho se reuniram na manhã desta sexta-feira (16), em Cotegipe de Cima para chamar a atenção do governo do estado e do Ministério Público. Segundo eles a manifestação é contra a  uma empresa de logística que funciona nas proximidades.

Ainda de acordo com os agricultores,  esta empresa funciona no local há cerca de dois anos e tem tirado a paz dos moradores e também dos agricultores que sobrevivem da agricultura familiar. A empresa alega que o local onde eles vivem é destinado a indústria de forma que não é permitido residir na área.

Para um dos líderes da comunidade, Élio Miranda, no local existe cerca de 120 famílias que sobrevivem da plantação, pesca e agricultura. “Depois de dois anos que a empresa se instalou tudo mudou. É um absurdo o que esta empresa está fazendo, expulsando os moradores alegando que essa é uma área industrial e pertence a SUDIC” explica o líder comunitário.

 

O líder ainda relata que os proprietários das terras são constantemente ameaçados de perderem o pouco que tem. Por conta disto não conseguem fazer nenhuma obra, porém o que mais revolta a população do local é a forma com que seus terrenos estão sendo invadidos. “Eles estão desmatando a área, isso é bastante triste. Sou agricultor há mais de 30 anos,  alguém tem que tomar uma providência”, disse um dos moradores que identificou-se apenas como Joaquim.

 

Outro morador afirmou à nossa reportagem que a empresa pertence ao vice-governador do Estado da Bahia João Leão. “Estamos pedindo socorro e apoio de toda sociedade para nos ajudar. Se nada for feito para onde vamos? Tem gente aqui que mora e vive disso há quase 30 anos. Vamos perder nossa terra a troco de nada para uma empresa que está olhando só o lado dela, desmatando as matas e acabando com os rios” finalizou ele que preferiu não se identificar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s