SAÚDE PREVENTIVA AIPO ou SALSÃO

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Saudável e refrescante, o aipo (também conhecido como salsão) é um alimento sempre presente nas recomendações do nutricionista Carlos Lampert Filho. Melhor diurético vegetal existente, essa hortaliça tem uma extensa lista de propriedades terapêuticas, que vão desde a ação afrodisíaca até o combate ao câncer e ao Alzheimer.

Estudos recentes mostram que alguns componentes do aipo ajudam a prevenir diversos tipos de câncer (mama, tireoide, próstata): além dos ftalidos e dos poliacetilenos, ela contém outras seis famílias distintas de compostos que contribuem para eliminar do organismo agentes carcinogênicos. Em outra pesquisa, testes realizados em ratos mostraram que a luteolina presente no aipo reduziu a inflamação cerebral e poderia ser útil no tratamento de pessoas com Alzheimer.

Mas, há ainda outras ações mais conhecidas do aipo no organismo: anti-bacteriano, antioxidante, depurativo e diurético, regulador intestinal, anti-inflamatório, cicatrizante, purificador do sangue.

É um ótimo alimento para aliviar o cansaço, as contraturas e as câimbras causadas pela prática esportiva. As suas propriedades relaxantes também contribuem para diminuir a ansiedade e a depressão. Por ser rico em cloreto de sódio, é ideal para casos de insônia e perturbações nervosas, podendo entrar no preparo de saladas, ser bebido como suco ou mesmo mastigando seus talos. Ainda, tem incrível capacidade de remineralizar o organismo, pois contém doses significativas de potássio, sódio, cálcio, zinco, magnésio, ferro, enxofre, fósforo, manganês, cobre, alumínio e silício.

Uma das ações menos conhecidas, mas celebrada há muito tempo, é o seu poder afrodisíaco ❤ As mulheres romanas comiam aipo para aumentar o seu apetite sexual; nos homens, facilita a ereção. O aipo aquecido parece emitir um tipo de feromônio. Há ainda registros que contam que a sopa de aipo era um dos pratos favoritos de Madame de Pompadour para esse propósito.

Seu uso também traz benefícios para a pele, para os pelos e os ossos devido às furanocumarinas e psoralenos que atuam como protetores da pele e estimulantes da repigmentação. Por isso, é recomendado em casos de psoríase e vitiligo, bem como para outros problemas de pele, como a acne. Além de todos esses benefícios, o aipo é pouquíssimo calórico, cerca de cinco calorias por talo.

Precisa de mais motivos para colocar o aipo na dieta? Veja dicas de utilização desta maravilhosa hortaliça:

DIURÉTICO – Coloque 2 colheres de sopa de raiz em ½ copo de água, deixe ferver em fogo brando por 5 minutos, coe e beba 1 xícara de manhã e à noite.
ANTI-REUMÁTICO – Colocar 5 colheres de sopa em 1 litro de água e deixar por 15 minutos, coar e beber 3 xícaras por dia. Pra um efeito mais rápido e eficaz, utilizar o suco fresco de aipo, tomando 1 colher 3 vezes por dia.
DIGESTIVO – Colocar 1 colher de sopa de semente do aipo em 1 xícara de água quente, deixar 15 minutos, coar e beber quente após as refeições.
ANTI-GOTA – Colocar 4 colheres de sopa de caule em 1 litro de água quente, deixar por 15 minutos, coar e beber 1 litro por dia durante 15 dias.
ANTI-GASES INTESTINAIS – Colocar 1 colher de sopa de semente em ½ litro de água, ferver por 2 minutos, coar, adoçar com mel e tomar após as refeições.
DEPURATIVO – Colocar 3 colheres de sopa de folhas em 1 litro de água quente, cobrir por 10 minutos, coar e beber 1 xícara de manhã e à noite.

Ter uma vida saudável, livre de dores, com disposição física e mental pode sim ser simples. Pequenos ajustes na dieta podem fazer toda diferença em seu cotidiano. Dê o primeiro passo para uma nova vida. Contate o nutricionista Carlos Lampert Filho pelo Facebook, através do Espaço Bambuí pelo fone 51 3466.5531 ou pelo email nutricionistacarlos@gmail.com

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