5 fontes de financiamento do terceiro setor

green_money.jpg

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos dirigentes das entidades é a falta de recursos financeiros para colocar os projetos em ação. Em tempos de crise econômica global, os obstáculos são ainda maiores, mas é preciso vencê-los. Por isso, elencamos no post de hoje 4 fontes de financiamento do terceiro setor para você explorar!

Leis de incentivo fiscal

O incentivo fiscal é uma espécie de benefício tributário, concedido pelo Poder Público aos financiadores de projetos sociais, culturais e esportivos. É uma das formas de fomento ao terceiro setor, pelo qual o doador destina seu dinheiro a uma instituição autorizada por lei e recebe um benefício em troca.

No Brasil, a maioria dos incentivos fiscais refere-se à dedução no imposto de renda do doador, que pode ser pessoa física ou jurídica. Para que a instituição consiga os recursos, deve inscrever seu projeto nas leis de incentivo fiscal próprias de cada área de atuação, ou obedecer a alguns requisitos legais. São exemplos de leis de incentivo fiscal:

Emendas parlamentares

A emenda parlamentar é um dos instrumentos previstos no processo legislativo brasileiro, que é apresentada por deputado federal para solicitar a alocação de recursos em projetos e ações em suas cidades ou em seus estados de origem.

Em Vitória da Conquista (BA), em 2009, um ex-parlamentar, que foi prefeito da cidade, elaborou duas emendas para implantar centros digitais de inclusão social, o que resultou em um aporte total de mais de R$1 milhão.

Fundos internacionais

Existem muitas instituições internacionais que participam ativamente do financiamento do terceiro setor, seja por meio de editais próprios ou por doações diretas. Elas podem ser instituições governamentais, ONG’s internacionais, órgãos bilaterais, dentre outros.

Para saber das oportunidades, é preciso entrar em contato com consulados ou agências de governos estrangeiros no Brasil. Consulte, também, os sites voltados para a divulgação de editais, que reúnem as informações sobre o recurso e sobre os financiadores.

Doações diretas

Muitas pessoas físicas e jurídicas se identificam com as propostas das entidades do terceiro setor. Considerando isso, a instituição deve estabelecer um plano de ação para se aproximar dos interessados e construir um relacionamento. Instituições locais, como igrejas, clubes, associações comerciais e profissionais tem uma divisão voltada para a responsabilidade social.

No que tange às pessoas físicas, elas precisam sentir que estão, de fato, contribuindo para melhorar uma realidade social. Neste caso, algumas ações como eventos especiais de captação de recursos e campanhas “de porta em porta” ajudam a integrar os indivíduos e criar vínculos com eles. Uma aproximação bem feita fideliza o doador por bastante tempo!

Crowdfunding

O crowdfunding ou financiamento coletivo é uma das alternativas mais utilizadas por pessoas que querem colocar seus projetos em prática. Ela tem funcionado bem para o terceiro setor, e tem como base uma troca: a pessoa (física ou jurídica) realiza uma doação e recebe em troca uma recompensa, baseada no valor que doou.

A campanha é toda feita online, mediante cadastro em um dos vários sites existentes para este fim (Benfeitoria, Catarse, Kickante, Vakinha etc.). Cada plataforma tem suas próprias regras (campanha flexível, “tudo ou nada” etc.) e taxa de administração.

Um exemplo de sucesso de financiamento coletivo é a Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ONG voltada ao resgate e à proteção de animais), que bateu recorde de arrecadação para comprar um terreno maior para abrigar os animais.

Um plano de ação e um projeto bem desenhado é o primeiro passo para usufruir das fontes de financiamento do terceiro setor. Além dos governos nacionais e estrangeiros, muitas empresas e pessoas físicas se preocupam com a responsabilidade social. Aproveite!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato!

Um abraço,

Maria Emilia Nascimento

Diretora-Presidente
Tecnoarte Instituto de Inclusão Cultural eTecnológica
21 2632-7225  – Cel/WatsApp. 21 98900-9621
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s