Contêineres viram mini-fazendas urbanas em Paris

Por Any Karolyne Galdino
1
Uma startup francesa chamada Agricool, tem como objetivo criar soluções de agricultura para o meio urbano em Paris. Para isso, a empresa tem investido em mini-fazendas criadas dentro de contêineres reaproveitados.

Com isso, além de ajudar a reduzir o impacto com a distribuição dos alimentos também coloca a população de volta em contato com a comida natural.

A tendência de criar fazendas em ambientes urbanos só vem aumentando. Já escrevi aqui no engenharia é: sobre uma fazenda criada por jovens dinamarqueses que produz 6 toneladas de alimento em apenas 163 metros quadrados e também sobre uma fazenda vertical que usará 95% menos água e terá produção 75 vezes maior que o método tradicional.

As mini-fazendas em contêineres da Agricool utilizam um sistema chamado hidroponia, que cultiva plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. As produções são totalmente livres de pesticidas, conservantes e modificações genéticas.Tudo é feito para que as plantas possam crescer em perfeitas condições.

A estimativa de produção da empresa é que seja de um cultivo até 100 vezes mais produtivo do que os tradicionais. Além disto, os gastos com energia e água são até 90% menores do que o convencional.

Os criadores da startup, Gonzague Gru e Guillaume Fourdinier, explicam, no site oficial, que cada contêiner é capaz de produzir o equivalente a quatro mil metros quadrados de terra.

O investimento que a empresa já fez com este projeto é de US$ 4,3 milhões. Serão 75 contêineres, capazes de produzir 91 toneladas de morangos, em 2017. No momento a produção será somente desse tipo de fruta, mas a ideia é aumentar a variedade gradativamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s