Veja 10 orientações da ONU para que as cidades contem com transporte sustentável até 2030

A importância​ ​do transporte no contexto urbano é reconhecida pela​ ​Organização das​ ​Nações Unidas​ ​(ONU)​ ​em seu recém​-lançado relatório “Mobilizando o Transporte Sustentável pelo Desenvolvimento”. O documento​ ​traz​ ​orientações sobre o transporte sustentável, com metas a bater até 2030.

Segundo o texto,​ ​“transporte não é uma finalidade em si, mas um meio que permite às pessoas​ ​o​ ​acesso a qualquer​ ​necessidade: emprego, mercados e bens, interação social, educação e uma série de outros serviços​ ​que contribuem para​ ​vidas saudáveis e plenas”.

​O órgão​ ​reuniu uma comissão de 16 especialistas da área que definiu​ ​as​ ​diretrizes que podem auxiliar no cumprimento dos Objetivos​ ​para o​ ​Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030​ ​e​ ​do Acordo de Paris.

“Há uma necessidade urgente de ações para lidar com os custos sociais, ambientais e econômicos surpreendentes associados à maneira como é encarado o transporte: todos os anos, 1,24 milhões de pessoas morrem em acidentes viários e 3,5 milhões de pessoas morrem prematuramente devido​ ​à​ ​poluição do ar, incluindo a poluição originada do transporte; 23% das emissões de gases de efeito estufa relacionados a energia vêm do transporte; congestionamentos são um enorme fardo para a economia, atualmente correspondendo a 0,7% do PIB​ ​(Produto Interno Bruto)​ ​dos Estados Unidos, 2% do PIB Europeu, 2,5% do PIB da Ásia, e até mais do que 10% do PIB em algumas cidades d​e​economias emergentes, incluindo Beijing, São Paulo e Lima”, destaca o relatório.

O​ ​relatório da ONU​ ​tambémcita avanços no setor, como o chinês: nos últimos 20 anos, o país introduziu entre 200 e 250 milhões de veículos elétricos,​ ​de duas rodas,​ ​em suas cidades. O grande número de carros elétricos na Noruega também é lembrado no texto, que atribui o sucesso aos incentivos fiscais e às diversas estações de carga presentes nas cidades. A Alemanha também mencionada pelas pesquisas em andamento da Associação Alemã de Empresas de Transporte.

“À medida que a inovação ultrapassa a linha da pesquisa e passa para a aplicação, é fundamental que os quadros de políticas e investimentos se adaptem à nova realidade e que os decisores trabalhem para integrar as inovações tecnológicas na sociedade de forma estratégica, com visão de longo alcance e ênfase na segurança, equidade e sustentabilidade ambiental”, aponta o documento. Veja, a seguir, as 10 recomendações:

1)​ ​Baseie o planejamento, a política e os investimentos em transporte em três dimensões sustentáveis: desenvolvimento social, impacto ambiental (incluindo climático) e crescimento econômico;

2) Integre todos os esforços ​em planejamento sustentável com equilíbrio: integração vertical entre os níveis de governo e horizontal entre modais, territórios e setores;

3) Crie marcos institucionais, legais e regulatórios para promover o transporte efetivamente sustentável;

4)​ ​Desenvolva​ ​a capacidade técnica dos planejadores e implementadores de transportes, especialmente nos países em desenvolvimento,​ ​por meio​ ​de parcerias com organizações internacionais, bancos multilaterais de desenvolvimento e governos em todos os níveis, para assegurar um acesso equitativo aos mercados,​ ​empregos, educação e outras necessidades;

5)​ ​Redobre​ ​os esforços para prevenir mortes e lesões no trânsito;

6)​ ​Crie um​ ​público informado e engajado, e faça com que ele seja​ ​um parceiro crucial no avanço das soluções
em​ ​transporte sustentável;

7)​ ​Garanta que seja possível monitorar e avaliar​ ​dados e estatísticas sólidos;

8) Promova fontes de financiamento diversificadas e quadros orçamentais coerentes;

9) Aumente o financiamento internacional e climático;

10) Promova tecnologias por meio de investimentos governamentais orientados para os resultados e políticas que incentivem o investimento e a ação do setor privado.

Fonte: Mobilize

5 Comentários sobre: Veja 10 orientações da ONU para que as cidades contem com transporte sustentável até 2030

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s