Perda do habitat do tucano-de-bico-preto influencia a reprodução de pássaros.
image
Quem nunca viu um tucano-de-bico-preto no alto de uma árvore e não se encantou com a beleza das cores da sua plumagem? Sua beleza foi uma das responsáveis, além da perda de habitat, pelo sumiço desta ave nos remanescentes florestais do estado do Rio de Janeiro.na década de 60. Durante séculos, suas lindas plumagens foram aproveitadas para elaboração, tanto do artesanato indígena como do civilizado. A confecção dos famosos mantos imperiais, por exemplo, consumiram numerosos papos de tucano-de-bico-preto. .
Hoje é possível ver estas aves com frequência no Rio de Janeiro devido a reintrodução de 47 exemplares no Parque Nacional da Tijuca, fruto de uma apreensão no comércio ilegal, realizada no fim dos anos 60 pelo então IBDF – Instituto Brasileiro de Defesa Florestal – (atual IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

image
Porém, a destruição florestal ainda é uma ameaça pra esta espécie de tucano que desde o final da década de 90 pode ser vista nos bairros da Gávea, Cosme Velho, Laranjeiras e próximo à encosta do Morro Dois Irmãos, no Leblon onde estas fotos foram tiradas.
A destruição da floresta abre caminho para o tucano-toco que se ambienta bem em campos abertos. O problema é que os passarinhos desenvolveram habilidade para fazer ninhos com profundidade que impede os tucanos-de-bico-preto alcançarem seus ovos. O tucano-toco tem bico mais comprido e pode mais facilmente atingir o fundo dos ninho colocando em perigo a reprodução das aves, conforme me explicou a bióloga responsável pelo Núcleo de Conservação da Fauna do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Gabriela Heliodoro.

image
A natureza é muito sensível e a pertubação antrópica é capaz de causar impactos negativos que são ignorados pela sociedade.de uma forma geral. Quando avistar um lindo tucano-de-bico-preto lembre-se que ele depende da floresta para sobreviver e que o desmatamento coloca em perigo o canto de muitos passarinhos. Já pensou numa floresta muda?
As fotos do tucano-de-bico-preto foram tiradas por Fátima Pessoa, no Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos, RJ.
Para mais informações sobre o projeto do Núcleo de Conservação da Fauna do JBRJ: fauna.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s