Durante a pandemia, o uso de bicicletas entre cidades cresceu na região belga de Flandres e o governo correu atrás de realizar investimento na construção de novas infraestruturas e aprimoramento das políticas públicas, incluindo “rodovias exclusivas” (_cycle highways_), travessias seguras através de pontes e túneis para ciclistas.
A Ministra da Mobilidade e Obras Públicas da Flandres, Lydia Peeters, informou que mais de €1,4 bilhão foi destinado para conexões seguras e confortáveis para ciclistas.
Isto representa mais do que o dobro do valor reservado durante a legislatura anterior (2014 – 2019), quando quase €680 milhões foram destinados para esse fim.
A via de mão dupla entre investimento e demanda fez crescer o número de viagens de bicicleta, com destaque para as bikes elétricas, que já representam 18% dos deslocamentos feitos pelos moradores da região.
O ciclismo é muito popular em Flandres, onde impressionantes 76% da população pedala.
A combinação de rodovias exclusivas para ciclistas e o estímulo ao uso de bicicletas elétricas nestas estruturas, conectando cidades e permitindo o deslocamento seguro e confortável para distâncias mais longas, é uma das principais medidas que vêm sendo adotadas na Europa na última década para diminuir as viagens de carro, especialmente nos subúrbios e em regiões de ocupação mais espraiada.
Do orçamento total, 450 milhões de euros foram investidos em ciclovias, tanto para a construção como para o desenvolvimento, incluindo a construção de travessias seguras através de pontes e túneis para bicicletas.
Detalhe: pelos números solicitados pelo Partido Verde (Groen), apenas 33% dos 1,4 mil milhões de euros foram efetivamente gastos. A este ritmo, ainda serão necessários mais de 12 anos para gastar os fundos disponibilizados.
Fonte: Bicicleta News